Este blog é fruto de muitas horas de trabalho e da tentativa de traduzir do castelhano para o português, uma lingua da qual só tenho algumas noções...
Este blog é um presente para a pessoa que me completa de tantas formas que nunca pensei ser possivel.
Um dia conheci-te e embarcámos numa aventura fantástica... Te quiero...
Este blog é também um tributo à VOZ da Argentina!


"Mercedes, oração amorosa, mãe, mulher da América ferida, tua canção nos põe asas e faz com que a pátria toda e desolada não morra ainda porque sempre cantarás em nossas almas".
Teresa Parodi

CONCERTOS, CONCERTOS, CONCERTOS

Em Novembro de 1994 surge “Gestos de amor” um dos seus últimos trabalhos discográficos tão bem recebido pelo público que rapidamente se transformou em disco de platina.

Em meados do mês de Dezembro representou a voz da Argentina e América no Segundo Concerto de Natal realizado na Sala Neri no Estado do Vaticano. Foi a artista mais aplaudida desse espectáculo realizado para o Vaticano de Roma no qual participaram entre outros o tenor espanhol Alfredo Kraus e a soprano Renata Scotto.

Uns dias antes, foi a solista da “Misa Criolla” que se apresentou com um coro de quase 600 vozes no imponente Anfiteatro Frank Romero Day, na cidade de Mendoza e que foi visto por cerca de 30.000 espectadores.

Em Janeiro de 1995 após participar no Festival Internacional de Mar del Plata interveio no filme “Americano” realizado em Mendoza.

A meio do ano, visitou o Chile, começando uma tournée que a levaria à Costa Rica, El Salvador, Honduras, panamá e Uruguai.

Em Agosto de desse ano, cerca de duas mil pessoas responderam à convocatória do ciclo “Maestros del Alma” para brindar com uma quente homenagem a Mercedes Sosa que nessa noite recebeu o testemunho do sempre crescente afecto do público e o canto dos seus companheiros Júlia Zenko, peteco Carabajal e Victor Herédia, entre vários outros.

Mais à frente, realizou uma tournée por várias cidades do Brasil, entre elas San Pablo, Belo horizonte, Florianópolis e Porto Alegre.

Algum tempo depois fez duas estrondosas actuações em San Juan de Puerto Rico, que foram o inicio de uma extensa tournée pelos Estados Unidos realizada em Novembro de 1995 e que começou em Zellenbach Hall-Cal Perfomance Arts Center de Berkeley, San Francisco.

Dois concertos consecutivos no Wadsworth Theater-UCLA de Los Angeles, Califórnia e apresentações no Bass Concert Hall, de Austin Texas; no Jackie Gleason Theater for the Perfoming Arts de Miami, Florida; no Kennedy Center for the Perfoming Arts, de Washington; no Avery Fisher Hall - Lincoln Center de New York; no Symphony Hall de Boston, Massachusetts e no Queen Elizabeth de Vancouver, e Columbia Británica.

Depois actuou em Lima e a seguir a esse outros dois concertos em La Paz na Bolívia.

Em Dezembro de 1995 editou “Mercedes Sosa-Oro” uma compilação de 17 temas, gravados entre 1969 e 1994. O reportório deste trabalho delineia nitidamente o perfil desta grande artista popular.

Num ano de muita actividade como o de 1995, não lhe faltou tempo para se rodear dos seus companheiros músicos. Solidária, não só preconiza a necessidade da união dos músicos argentinos como também é disso um exemplo.

Interveio com a sua voz nas gravações dos discos de Maria Graña, peteco Carabajal, Los Trovadores, Alejandro Dolina, Lito Vitale, Victor Heredia e Eduardo lagos. Também cantou ao vivo nas apresentações de teatro de Coquie Pajarín Saavedra, Victor Heredia, Liliana Herrero e Peteco Carabajal.

Nos primeiros meses realizou uma tournée que a levou a percorrer diversas províncias argentinas como Diamante (Entre Ríos); Villa María e Villa Allende (Córdoba), em Concepción (Chile), culminando no mês de Janeiro numa inesquecível noite de clausura do XXXVI Festival nacional de Folclore de Cosquin. Uma noite que até hoje perdura na memória dos muitos que vibraram com o canto daquela tucumana.

A seguir a Cosquín seguiu-se, durante Fevereiro e Março concertos em Rosario (Santa Fe); Puán, Baradero e Mar del Plata (Provincia de Buenos Aires); Villa Carlos Paz e Leones (Córdoba); Tunuyán (Mendoza), Chilecito (La Rioja), Punta Arenas e Santiago (Chile). A tournée terminou com duas actuações em Asunción (Paraguai) com a presença do seu amigo Charly Garcia como artista convidado.

No princípio de Abril voltou ao estúdios para gravar "Escondido en mi país", o seu novo disco com um reportório inteiramente folclórico e de grande repercussão entre o publico. Uns dias depois do seu trabalho estar terminado em Buenos Aires realizou um aclamado concerto nas Ilhas Canárias. Em meados do ano deu concertos no Brasil e mais à frente no Equador, Uruguai e em algumas cidades dos Estados Unidos e Canadá.

No segundo semestre de 1996 fez uma apresentação no Opera de Buenos Aires dos temas do seu disco "Escondido en mi país". Cinco concertos, a sala cheia de um público entusiasmado por esse "baño de folklore", como disseram alguns críticos. Pouco depois realizou uma série de actuações pelos Estados Unidos, Canadá e Puerto Rico, onde a 20 de Outubro realizou um concerto memorável. Pouco depois dessa cansativa viagem começa a trabalhar no próximo CD que grava com temas de Charly García.

Iniciado o ano de 1997 participou no XXXVIIº Festival Nacional de Folklore de Cosquín, levando como convidado especial Charly García. Foi um verdadeiro acontecimento musical que marcou a história deste popular evento.

Depois de uma actuação no Paraguai e no festival nacional de Tonada de Tunuyán, Mendoza, Mercedes encerrou na capital argentina o ciclo “Buenos Aires Vivo” organizado pela Secretaria de Cultura da Cidade perante uma plateia de cerca de 120.000 espectadores com a participação de alguns artistas convidados entre os quais, novamente Charly Garcia e Chango Farias Gómez.

Em Março de 1997 participou do conclave internacional denominado "Río + 5", participou no carácter de vice-presidente do Consejo de la Tierra em representação da América Latina com a finalidade de intervir na redacção da "Carta de la Tierra", um documento equivalente à Declaração Universal dos Direitos do Homem, com vista a definir um sistema operacional de valores que conduzam o nosso comportamento, as nossas relações e o nosso esforço para o desenvolvimento.

A segui, Mercedes Sosa viajou para a cidade de Bogotá, na Colombia, para intervir, junto com Charly García e Fito Paéz num espectáculo realizado no estádio El Campín.

A 8 de Julho, vísperas do seu aniversário, canto una cidade de Salta e uma semana mais tarde, nos dias 11, 12 , 13 e 15 de Julho, ofereceu quatro concertos no TEATRO OPERA, de Buenos Aires, nos quais, para além das canções tipicamente folclóricas , interpretou temas novos e contou com a presença de varios artistas convidados como Víctor Heredia, Julia Zenko, Claudio Sosa, Horacio Molina, Coqui Sosa, Angela Irene, Pocho Sosa e a participação especial de Charly García.

A seguir a estas apresentações e por 18 meses "La Negra" não voltou a cantar este repertório em Buenos Aires.

No fim de Julho conheceu-se finalmente "Alta Fidelidad. Mercedes Sosa canta Charly García". A expectativa do público, ansioso por conhecer o resultado deste trabalho em comum, assegurou o entusiasmo dos dois participantes que se tornou num Hit na discografia de ambos e na musica popular latino-americana.

Depois de vários meses de trabalho este disco, gravado em Madrid, Nova Iorque e Buenos Aires, "Alta Fidelidad. Mercedes Sosa canta Charly García" reúne uma duzia de canções: "Cuchillo", "Promesas sobre el bidet", "Rezo por vos", "Como mata el viento norte", "Cuando ya me empiece a quedar solo", "Hablando a tu corazón", "Los sobrevivientes", "El tuerto y los ciegos", "De mí", "Cerca de la revolución", "Siempre puedes olvidar" e "Plateado sobre plateado criadas pelo talentoso músico, excepto "Rezo por vos", composta de parceria com Luis Alberto Spinetta e "Siempre puedes olvidar", com Fabiana Cantilo.

Neste trabalho de excepção trabalharam músicos notáveis como: Pedro Aznar, Bernardo Baraj, Juan Bellia, Andrés Calamaro, Alejandro De Raco, Erica Di Salvo, Ulises Di Salvo, Ciro Fogliatta, María Gabriela Epumer, Rubén Georgis, Pablo Guadalupe, Belén Guerra, Juanse, Rubén Lobo, Nito Mestre, Migue, Rinaldo Rafanelli, Rodolfo Ruiz, Gabriel Said, Mario Serra e o grande actor actor argentino Alfredo Alcón que deu voz a "Los sobrevivientes.

0 comentários:

Postar um comentário

Na Argentina são:

ALBUNS

  • 1959- LA VOZ DE LA ZAFRA
  • 1965- CANCIONES CON FUNDAMENTO
  • 1965- ROMANCE DE LA MUERTE DE JUAN LAVALLE
  • 1966- HERMANO
  • 1966- YO NO CANTO POR CANTAR
  • 1967- PARA CANTARLE A MI GENTE
  • 1968- CON SABOR A MERCEDES SOSA
  • 1968- ZAMBA PARA NO MORIR
  • 1969- MUJERES ARGENTINAS
  • 1970- EL GRITO DE LA TIERRA
  • 1970- NAVIDAD CON MERCEDES SOSA
  • 1971- HOMENAJE A VIOLETA PARRA
  • 1972- CANTATA SUDAMERICA
  • 1972- HASTA LA VITORIA
  • 1973- TRAIGO UN PUEBLO EM MI VOZ
  • 1975- A QUE FLOREZCA MI PUEBLO
  • 1975- GRACIAS A LA VIDA
  • 1976- EN DIRECCION DEL VIENTO
  • 1977- MERCEDES SOSA INTERPRETA A ATAHUALPA YUPANGUI
  • 1979- SERENATA PARA LA TIERRA DE UNO
  • 1980- A QUIEN DOY
  • 1980- GRAVADO AO VIVO NO BRASIL
  • 1982 - MERCEDES SOSA EN ARGENTINA
  • 1983- COMO UN PÁJARO LIBRE
  • 1983- RECITAL
  • 1984- RADIO DEUSCHE WELLE
  • 1984- SERA POSIBLE EL SUR
  • 1985- CORAZÓN AMERICANO
  • 1985- YO VENGO A OFRECER MI CORAZÓN
  • 1986- MERCEDES SOSA 86
  • 1986- VOZ E SENTIMIENTO
  • 1987- LA NEGRA
  • 1988- AMIGOS MIOS
  • 1990- EN VIVO EN EUROPA
  • 1991- DE MI
  • 1993-30 AÑOS
  • 1993- SINO
  • 1994- GESTOS DE AMOR
  • 1995- ORO
  • 1996- ESCONDIDO EM MI PAÍS
  • 1997- ALTA FIDELIDAD
  • 1998- AL DESPERTAR
  • 1999- PARA CANTAR HE NACIDO
  • 2000- MISA CRIOLA
  • 2002- ACUSTICO
  • 2003- ARGENTINA QUER CANTAR
  • 2005-CORAZÓN LIBRE
  • 2009- CANTORA

FILMES

  • 1971- GÜMES, LA TIERRA EN ARMAS
  • 1972- AGENTINSSIMA
  • 1974- ESTA ES MI ARGENTINA
  • 1983- MERCEDES SOSA, COMO UN PÁJARO LIBRE
  • 1985- SERÁ POSIBLE EL SUR: MERCEDES SOSA
  • 2001- HISTÓRIAS DE ARGENTINA EN VIVO

Counter Stats
entertainment in sydney
entertainment in sydney Counter